Ele está aqui, aproveite o dia!

20 de Novembro

 1560 a 1888 marca "historicamente" 328 anos de escravidão de negros africanos no Brasil.


Talvez você não entenda o motivo do meu incômodo em relação as piadinhas, charges, apelidos e outras coisas que diminuam ou faça chacota dos negros, mesmo quando os próprios negros consentem, mas eu vou tentar explicar...

Imagine você aí na sua casa, com sua família, no seu ar condicionado, tv a cabo, sucrilhos, iphone e internet. De repente alguém diz que você não é uma pessoa comum, livre, não, agora você é uma mercadoria, sim, como seu iphone. Não tem direitos mais, só deveres. Sua vida não te pertence mais, você agora é um escravo! 

Os navios negreiros que partiam de Moçambique para o Brasil, chegavam a trazer 1000 escravos entre homens, mulheres e crianças, sim, nem as crianças escapavam. tinham apenas 2 refeições no dia, e não era carne assada com coca-cola... Muitos desesperados se lançavam ao mar, outros promoviam rebeliões, mas eram torturados e mortos. Apenas 86% chegavam vivos, sim, cerca de 150 morriam no infernal percurso de quase 2 meses no meio do oceano, no escuro, em meio à vômitos, urina, fezes e comida estragada, longe de casa e da família, e sem saber o destino...

Dentro desse período de 328 anos de escravidão, estima-se que entrou na nossa "Patria Amada Brasil" cerca de 6.700.000 negros africanos.
6.700.000 mercadorias
6.700.000 lares desfeitos
6.700.000 costas marcadas
6.700.000 corações feridos
6.700.000 cantos de lamento

A escrava adoçava a boca do senhor e recebia chibatadas pelo ciume da senhora.
O escravo morria no tronco por defender sua amada
A criança era torturada porque chorava

Meu povo, minha raça, meu sangue, minha raiz.
Eu sei quem sou e de onde vim.
Não brinque com meu coração Africano.


Elaine Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário